ESPECIAL MULHERES

ESPECIAL MULHERES

GALERIA VIRTUAL-08 DE MARÇO

A Galeria Virtual- 08 de março, é um espaço destinado a prestar homenagem de reconhecimento às mulheres que fizeram e fazem parte do Legislativo Municipal de Rubineia.

O Dia Internacional da Mulher, 08 de março, convida-nos à reflexão sobre as mulheres e o mundo da política. Pensar e refletir no papel social desempenhado por nós na sociedade brasileira, especialmente sob a ótica política, vem sendo uma constante entre as mulheres, pois vivemos em um mundo construído pelo machismo, onde o homem sempre teve seu espaço reservado no setor  público, enquanto ocupamos espaço como responsáveis dentro do lar e em espaços privados.

As mulheres só tiveram direito ao voto em 1930 e ainda hoje buscam por paridade de gênero nas Câmaras e Parlamentos, tendo uma presença ainda tímida, percebe-se que as conquistas e mudanças vem ocorrendo em passos lentos. Estamos no caminho para conseguir a representatividade feminina defendendo a paridade de gêneros.

No Especial Mulheres, na Galeria Virtual, homenageamos: Cleide Luiza Cabrini Nilsen (in memorian), Maria Alves Ciasca (in memorian), Ivani Francisca de Oliveira Alves,  Helena Maria Pelaio de Lima, Neli Nogueira Lima, Clevoci Cardoso, Viviane Bená Monteiro, Neuza Garcia Ribeiro Lodete, Maria Helena Rodrigues e Luciana Batista dos Santos,  mulheres eleitas a vereadoras desde a 4ª Legislatura, no Município de Rubineia. Observamos a participação de poucas mulheres no Legislativo, talvez devido ao fato de ainda não terem o mesmo direito dado aos homens numa candidatura, (direito a paridade de gêneros) e ou por temerem a negatividade na luta por espaço político.

O aumento de mulheres pleiteando e eleitas na última eleição no Brasil, é uma confirmação de que estamos conquistando o espaço político, mas ainda existem muitos desafios tanto na política quanto na sociedade, para termos os direitos adquiridos e respeitados.

O dia destinado às Mulheres, precisa ser natural, para não mais ficar repetindo e aclamando por igualdade. Este dia deve ser lembrado com reivindicação, ressaltando que a luta travada há anos continua e devemos estar atentas e sempre cobrar o direito a ter mais espaços e participação no cenário político.

Câmara Municipal – Legislatura 2021- 2024

 

 

RIBEIRO, Paulo Silvino. “Participação da Mulher na vida política “; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/participacao-mulher-na-vida-politica.htm. Acesso em 01 de março de 2021.