“Conheça o Legislativo” recebe alunos da escola Cleide Luiza”.

O Programa “Conheça o Legislativo” recebeu na manhã desta sexta-feira (30), alunos do quintos anos da escola municipal Cleide Luiza Cabrini Góiz. A iniciativa foi da vereadora Neuza Ribeiro, que apresentou a Resolução 2022, votada em Plenário por todos os vereadores, no mês de Setembro.
Dividido em três partes, o programa abre oportunidade para que estudantes de escolas públicas conheçam o funcionamento da Câmara Municipal de Rubineia (SP). O funcionamento da Câmara e funções dos vereadores foi o primeiro tema apresentado pela vereadora Neuza Ribeiro, que de maneira didática e resumidamente discorreu sobre o trabalho desenvolvido pelo Legislativo e destacou as principais diferenças entre os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, com suas respectivas atribuições.
. Na sequência os alunos puderam participar de simulação de reunião ordinária fictícia, onde puderam apresentar a votação simbólica sobre as crianças de 10 e 11 anos serem consideradas pré- adolescentes. A dinâmica seguiu os protocolos regimentais de uma reunião ordinária real, com vereadoras e vereadores discutindo o projeto antes de sua votação. Ao final, os estudantes decidiram pela não inserção de crianças na pré adolescência com 6 votos contra e 3 a favor. E para finalizar os alunos conheceram as dependências da Câmara Municipal e receberam atividades sobre o tema abordado, incluindo os três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. As professoras Joseane Belo e Erica Muniz, ressaltaram a importância da participação política desde a infância para a promoção da cidadania.
O presidente da Câmara Edilson da Silva, ressaltou que uma vez inteirados sobre os assuntos da vida política, por meio do Programa Conheça o Legislativo, os alunos podem levar informações até seus familiares e despertar maior interesse pela política do município.
As Escolas que tenham interesse em participar do programa “Conheça o Legislativo” podem entrar em contato com a Câmara Municipal para agendar as visitas.